A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Abrir uma conta bancária - fundamental

Abrir uma conta bancária no Reino Unido nem sempre é fácil. Para já porque provavelmente se reside num quarto alugado e o contrato de arrendamento não está em nosso nome. Sem um documento que comprove a nossa morada, pura e simplesmente não há conta bancária.

Como dar a volta à questão? Em muitas das agências de emprego para professores peçam que vos redijam um documento que comprove em como estão registados como trabalhadores dessa mesma empresa e qual o vosso esperado vencimento anual. Sendo um banco um banco e querendo os bancos aquilo que todos nós tão bem sabemos, em princípio não terão mais problemas.

Mas atenção, certifiquem-se de que no banco vos oferecem uma conta bancária gratuita, mais conhecida por "Current Account", caso contrário rapidamente se encontrarão na incómoda e desnecessária situação de pagamento mensal de uma conta ainda a zeros.

Não deixem que vos vendam gato por lebre, todo o cidadão no Reino Unido tem direito por lei a abrir uma Current Account. Educadamente recusem toda e qualquer oferta e insistam no vosso pedido. Inglaterra não enriqueceu por acaso, logo saibam, uma vez mais, defender-se desta feroz economia de mercado que recusa prisioneiros.

1 comentário: