A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

domingo, 31 de janeiro de 2010

O primeiro passo antes das entrevistas propriamente ditas - O Registo Criminal Inglês (CRB)

O primeiro passo antes de se inscrevem em qualquer agência de emprego para professores consiste em certificarem-se em como a mesma é uma Quality Mark Company (por assim dizer, uma agência certificada com o "selo" de garantia de qualidade) .
Isto prende-se com o facto de que durante o processo de entrevista, um dos documentos requeridos é o CRB, ou Criminal Records Bureau, mais precisamente o Registo Criminal Inglês.
Caso ainda não o tenham na vossa posse, terão de pagar a módica quantia de 42 libras. Esta quantia terá sempre de ser paga, nem que seja apenas uma vez.
O problema reside no facto de vos pedirem para pagar esta quantia em cada agência à qual se desloquem.
Ora, se a agência onde primeiramente pediram o CRB for uma Quality Mark Company, bastar-vos-á apresentar o recibo do pedido do mesmo e não terão de pagar quantia alguma.
Uma fotocópia do recibo basta, sendo que uma vez na posse do CRB terão apenas de enviar uma fotocópia do documento via correio para a agência.
Muito provavelmente pedir-vos-ão à mesma para pagar as 42 libras. Isto acontece por questões meramente concorrenciais. Se o professor pagar 42 libras a uma agência fica, por assim dizer, "preso" a essa agência porque já dispendeu a quantia e não pretende dispendê-la em todas as entrevistas a que vá (afinal, nós é que somos desempregados, não eles).
Portanto, saibam defender-se e procurar uma agência com o selo de Quality Mark Company (há muitas, não se preocupem).
Escusado será dizer, no fim, como é essencial terem o cadastro limpo em território Inglês se porventura ambicionam trabalhar com crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário