A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

domingo, 1 de abril de 2012

Como obter o Qualified Teacher Status?





A todos os professores, a todos os licenciados desempregados de um sistema de ensino que nao sabe agradecer, para se poder dar aulas em Inglaterra é preciso e urgente, primeiro que tudo, tratar ainda em Portugal do processo de equiparação de habilitações.
E no que consiste este processo? Através de um computador com acesso à internet terão de aceder à página da Teaching Agency, o corpo responsável pela atribuição das necessárias habilitações de professor e descarregar o impresso necessário ao pedido de equivalência,

Aconselho vivamente a leitura de toda e qualquer informação disponibilizada neste link. Conforme poderão confirmar, necessitarão de uma cópia traduzida e certificada da vossa licenciatura, do vosso estágio profissionalizante e do vosso BI/cartão de cidadão/passaporte. As cópias serão enviadas juntamente com o impresso devidamente preenchido para:



QTS and Induction Division
Teaching Agency
7th Floor, 53-55 Butts Road
Earlsdon Park
Coventry
CV1 3BH
United Kingdom


Não enviem documentos originais! As entidades inglesas não aconselham os candidatos a enviarem documentos originais, nem se responsabilizam pelos mesmos.

Findo isto nada mais resta senão esperar. Como vêem, o processo não é complicado, consiste em redigir o currículo em Inglês, acompanhá-lo das cópias traduzidas dos devidos certificados e enviar tudo junto por correio. A espera tem um máximo de 4 meses, durante os quais é primordial contactar a Teaching Agency via email uma vez por semana para saber do andamento do processo, que número de processo lhe foi atribuído, e quanto tempo poderão demorar. Este é o email da Teaching Agency:


teacher.enquiry@education.gsi.gov.uk


 O meu certificado apareceu ao fim de três semanas na caixa do correio. Outros casos houve nos quais o processo acabou por demorar os quatro meses previstos.

No seguinte link poderao consultar as perguntas frequentes sobre o Qualified Teaching Status

3 comentários:

  1. Olá João,

    Já há algum tempo que ando para pedir o QTS, entretanto até lhes escrevi a perguntar se a cópia do suplemento ao diploma (naric) chegava, mas acabaram por não responder diretamente à minha pergunta.
    Que documentos referentes ao curso é que enviou traduzidos? acha que o suplemente é suficiente?

    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Eu tb estou interessado em ir dar aulas para Inglaterra. Seria possível trocar algumas ideias e tirar algumas dúvidas consigo? Obrigado. Carlos Pires (carlos.santos.pires@hotmail.com)

      Eliminar
  2. Olá,

    Como posso obter as traduções oficiais dos meus documentos? Posso ser eu a fazê-las ou tem de ser uma entidade oficial?

    Obrigado,
    Rui Santos (ruisantos999@hotmail.com)

    ResponderEliminar