A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

domingo, 2 de outubro de 2011

Este ano houve um decréscimo de 40% nas vagas colocadas a concurso, continuará a valer a pena emigrar para dar aulas neste país?


Este post vem no seguimento de uma pergunta colocada num post anterior:
"A realidade que eu conheço é a realidade de Londres, onde hà falta de professores e onde o governo continua a fazer campanha para que profissionais de outras áreas se tornem professores. E emigrar não é uma decisão que se tome da noite para o dia. Primeiro que tudo é preciso avaliar o mercado para saber quais são as reais necessidades de trabalho. Para tal tenho recomendado aos professores que me contactam para começarem por fazer uma busca em www.eteach.com. Inglaterra não se encontra numa situação diferente ao resto da Europa e aqui os cortes orçamentais também são uma realidade. Mas em que medida é que isso se reflecte e quais as diferenças com Portugal? Em que cidades há menos falta de professores? E em que medida é que isso se reflecte em Londres? E Inglaterra não é o único país com falta de professores. Outros países, mais distantes, oferecem boas condições de trabalho: Japão, Austrália, Nova Zelândia. Mas primeiro que tudo, há que investigar um pouco, porque eu não sei dizer se vale a pena emigrar ou não, porque não sei predizer o futuro e quais as acções que cada pessoa vai tomar ao sair do seu país de origem. Este blogue é um instrumento de trabalho, não é uma garantia de futuro. Sim, Inglaterra é um país onde se valoriza a formação e o trabalho. É um país onde sabem agradecer o nosso esforço. É um país multi-cultural, mais tolerante e aberto, integrador. No fundo, mais civilizado. Mas a decisão de cada um é a decisão de cada um, e apesar de conhecer bem a realidade Portuguesa, que foi a minha, e de saber que as medidas agora tomadas a nível governamental são apenas o princípio de um fim que já afecta familiares e amigos meus, não posso deixar de dizer, a quem me contacta, que antes de pensarem em saírem do país que leiam este blogue, de alto a baixo, e tirem as vossas próprias conclusões." 


2 comentários:

  1. Boas noites Caro Colega João André.

    O meu nome é Hélio Machado sou professor de Educação Física

    Vou para Londres em Janeiro tentar a minha sorte. Estive lá a semana passada para conhecer, procurar, e ver se realmente seria isso o que queria. Já comecei a Tratar do QTS do CRB Qualificações no Narik. Penso que esta tudo a ir no caminho certo. A minha duvida é à cerca dos impostos e de salários. Tenho visto muitas propostas em agências de recrutamento já com o valor a receber. A minha duvida seria se esse valor é bruto ou já com os impostos? sendo bruto , quanto é que ao final do fica nos cofres do estado? Pelo que tenho pesquisado há diferenças a descontar mediante os valores anuais recebidos. Mas não consegui descobrir ao certo as percentagens, nem o que se desconta para a segurança social . Se me Poder retirar essa Duvida agradecia.

    ResponderEliminar
  2. Olá, antes de mais queria felicitá-lo por esta iniciativa. Este blog é muito bom e util.
    Existem algumas questões que tenho e axo que poderiam ser exclarecidas por si.
    1. Os professores do 1º ciclo Portugueses que tipo de emprego poderão terem inglaterra?
    2. Ainda há vagas para os professores do 1º ciclo?
    3.Ensinar Português em Londres a título individual conta como tempo de serviço?
    4. É possível viver em londres ensinando português?
    5. Tinha dito anteriormente que um professor de 1º Ciclo em início de carreira vai dar aulas de substituição.E se tiver trabalho todos os dias, ganha à volta de 120 libras por dia.ESte valor já é com os devidos descontos?

    Aguardo atentamente a resposta
    Ana POrtugal

    ResponderEliminar