A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Para os professores que querem emigrar para Inglaterra


Para os professores que querem emigrar para Inglaterra, para todos os que se preparam para sair do país, este blogue é para vocês, e como tal é para ser usado. Até agora contabilizo mais de oitenta posts onde, por A mais B, explico os vários passos necessários para quem quer sair do país com o essencial na bagagem para uma aventura em terras de Sua Majestade. 
Como sair do país não é algo que se faça do dia para a noite, recomendo vivamente a leitura atempada deste blogue, sob risco de se encontrarem numa terra estranha sem a documentação necessária, o que pode colocar em risco quaisquer pretensões de sucesso num país que não é o nosso.
Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas, mas a decisão, que um dia foi minha, terá de ser vossa, e como tal nada mais posso fazer para além de aconselhar a quantos estejam interessados para que se equipem de todo o material necessário para uma quimera que se quer inesquecível: mas pelas boas razões, pois claro. 

8 comentários:

  1. Segundo noticias que li, no Reino Unido, este ano houve um decréscimo de 40% nas vagas colocadas a concurso, continuará a valer a pena emigrar para dar aulas neste país?

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia. Obrigada pelo teu comentário. A realidade que eu conheço é a realidade de Londres, onde à falta de professores e onde o governo continua a fazer campanha para que profissionais de outras áreas se tornem professores. E emigrar não é uma decisão que se tome da noite para o dia. Primeiro que tudo é preciso avaliar o mercado para saber quais são as reais necessidades de trabalho. Para tal tenho recomendado aos professores que me contactam para começarem por fazer uma busca em www.eteach.com. Inglaterra não se encontra numa situação diferente ao resto da Europa e aqui os cortes orçamentais também são uma realidade. Mas em que medida é que isso se reflecte e quais as diferenças com Portugal? Em que cidades há menos falta de professores? E em que medida é que isso se reflecte em Londres? E Inglaterra não é o único país com falta de professores. Outros países, mais distantes, oferecem boas condições de trabalho: Japão, Austrália, Nova Zelândia. Mas primeiro que tudo, há que investigar um pouco, porque eu não te sei dizer se vale a pena emigrar ou não, porque não sei predizer o futuro e quais as acções que cada pessoa vai tomar ao sair do seu país de origem. Este blogue é um instrumento de trabalho, não é uma garantia de futuro. Sim, Inglaterra é um país onde se valoriza a formação e o trabalho. É um país onde sabem agradecer o nosso esforço. É um país multi-cultural, mais tolerante e aberto, integrador. No fundo, mais civilizado. Mas a decisão de cada um é a decisão de cada um, e apesar de conhecer bem a realidade Portuguesa, que foi a minha, e de saber que as medidas agora tomadas a nível governamental são apenas o princípio de um fim que já afecta familiares e amigos meus, não posso deixar de dizer, a quem me contacta, que antes de pensarem em saírem do país que leiam este blogue, de alto a baixo, e tirem as vossas próprias conclusões.
    Com os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Muito bom dia João André,
    antes de mais quero felicitá-lo por esta iniciativa pois existem tantos como eu que pensam em emigrar mas nem sabem bem por onde começar.
    Eu sou professora do 1º ciclo e fiz mestrado em pedagogia do elearning. Por isso neste momento estou a leccionar 1º ciclo e a dar formação em TIC.
    A minha preferência era leccionar língua portuguesa num colégio mas não sei se existem aí comunidades portuguesas onde tal fosse possível.
    Outra questão que lhe colocava é: uma vez que o custo de vida em Inglaterra é elevado, compensa financeiramente emigrar para Inglaterra? Quanto ganha um professor de 1º ciclo? Eu tenho 9 anos de serviço e recebo cerca de 1.300€ :(((
    Estou a chegar à triste conclusão que este país não vai mais longe ou demorará muitos anos para que tal aconteça. Mas eu tenho dois filhos e quero preparar um futuro para eles e acho que esse objectivo não será alcançado aqui em Portugal.
    O ideal era eu leccionar e ter os meus filhos na mesma escola, pelo menos numa fase inicial.
    A minha filha está no 2º e o meu filho no 6º ano de escolaridade.
    Votos de um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Susana,
    Obrigada pelo teu contacto. Ensinar Português em Londres é possível mas mais a título individual e não tanto a nível de colégios, uma vez que a procura não o justifica.
    Um professor de 1º Ciclo em início de carreira vai dar aulas de substituição. Se tiver trabalho todos os dias, ganha à volta de 120 libras por dia.
    A escola primária no Reino Unido vai até ao 6º ano, pelo que os teus dois filhos poderiam frequentar a mesma escola. A partir do 7º ano os alunos são obrigados a frequentar uma escola de Ensino Secundário.
    Felicidades
    João André Costa

    ResponderEliminar
  5. Assim que acabar o curso é este o meu desejo!
    Obrigada pela informação divulgada no blog.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Boa noite João,

    Só hoje descobri este blog que esclarece bastantes dúvidas. Tal como a colega, eu também sou professora do 1ºCiclo e neste momento estou a dar aulas de Inglês no 1ºCiclo (AEC's). Tenho a minha licenciatura em Ensino Básico mais o Certificado TKT (Teaching Knowledge Test). Sempre que surgem concursos EPE para Inglaterra as vagas são quase inexistentes. Assim, como funcionam aí as restantes colocações?
    - Como somos contratados?
    - Conta como tempo de serviço?
    - Sendo professora do 1ºCiclo o que estaria aí a lecionar?
    - Ainda existe a necessidade de professores?

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  7. Olá João,
    sou licenciada em História da Arte e no concurso nacional de professores concorro no grupo 400 (História), uma vez que não há um grupo específico para História da Arte. Pesquisei as áreas no site http://www.eteach.com/, como sugere, mas não encontro História da Arte, apenas História ou Humanidades, quer isto dizer que esta área está, tal como em Portugal, integrada no grupo da História? Além da formação em História da Arte, tenho mestrado em Museologia (no Reino Unido, Museum Studies), sabe se existe no ensino não universitário, alguma disciplina nesta área?

    Muito obrigada e parabéns pela partilha e iniciativa, tudo de bom para si!

    Sandra

    ResponderEliminar
  8. Olá João.
    Ando a ver o seu blog atentamente, e questiono se me poderás dar umas luzes sobre tudo e mais alguma coisa em relação à empregabilidade em Inglaterra. Infelizmente, por cá (Portugal) a imagem está muito denegrida. Tenho 26 anos e a perspectiva de um dia lecionar é muito distante, se um dia poderá ser existente. Preciso de encontrar um rumo e infalizmente terei de o fazer fora do país e ilha que me viu crescer. Sou do ramo de educação física, além de instrutora de ginásio e etc...ficaria grata pela sua resposta.

    Muito obrigada pela sua atenção. Cumprimentos*

    ResponderEliminar