A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sou professor, não profissionalizado, e pretendo dar aulas em Inglaterra. Será que é possível?


Sim, é possível. Muitos são os professores que, vindos da commonwealth (Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e afins) não têm as suas habilitações reconhecidas no Reino Unido uma vez que os mesmos cidadãos não pertencem à União Europeia. Apesar de poderem exercer funções lectivas no Reino Unido, é-lhes requerido que adquiram a profissionalização (Qualified Teacher Status) no espaço de 4 anos. Nos entretantos, o salário auferido será inferior ao de um professor habilitado.
No caso de um professor da União Europeia que não tenha a profissionalização mas exerça actividade lectiva, o mesmo poderá leccionar. No entanto, e tal como no caso anterior, o salário auferido será, também, inferior. A profissionalização é, também, uma premissa fundamental para quem espera fazer carreira em terras de Sua Majestade.



3 comentários:

  1. Boa noite, terminei em Julho o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e secundário, Mestrado este que incluiu o estágio profissionalizante no grupo 620-Educação Física. Claro também tenho uma Licenciatura em Educação Física e Desporto. Ambas as habilitações já foram obtidas no conhecido Processo de Bolonha. Eventualmente se pensasse em leccionar aulas em Inglaterra, o que teria de fazer?

    ResponderEliminar
  2. Penso que todos os Paises da UE adoptaram o processo de Bolonha em todo o ensino superior, assim sendo as minhas habilitações e claro o Mestrado que me deu a profissionalização será reconhecido certo?

    ResponderEliminar
  3. Caro Cláudio, sugiro-lhe que veja os posts iniciais deste blog onde encontrará os passos necessários para poder leccionar em Inglaterra, começando desde logo pelo pedido de equivalências, mais precisamente o Qualified Teacher Status (QTS). Sendo um professor da União Europeia, não deverá ter problemas no reconhecimento das suas habilitações, uma vez que todos os países da União Europeia adoptaram o processo de Bolonha. Quaisquer outras dúvidas não hesite em contactar-me via blog ou no email jacho99@gmail.com
    Felicidades
    João André Costa

    ResponderEliminar