A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Porque só nos enganamos uma vez...

Porque só nos enganamos uma vez... todos nós cometemos erros. Eu cometo erros todos os dias. Mas tento aprender com eles, e tento seguir em frente. E quando um inglês nos aponta uma falha, aponta de uma maneira muito delicada, subtil, bem-educada, no género "Sabes, não devias trazer o teu portátil para a escola." E podes não perceber porquê ao início, mas ai de ti que tragas o portátil outra vez. Tomem nota de tudo, escrevam tudo, estamos constantemente a ser avaliados. Ao início estamos constantemente a ser avaliados. Depois, e uma vez integrados, passamos a ser nós os avaliadores.
Porque só nos enganamos uma vez... e à segunda, é de vez.

4 comentários:

  1. Já agora, permite-me a ingenuidade, mas o exemplo do portátil era aleatório ou é mesmo um exemplo verdadeiro? É que em Portugal tenho tido o cuidado de ter o meu portátil sempre comigo que é como trazer o meu bloco de apontamentos e portefólio que muito jeito me dá no meu trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rolando, o exemplo do portatil e verdadeiro. Pelo facto de o portatil ser um equipamento pessoal, e por isso com documentos pessoais, nao se aconselha o seu uso em contexto escolar, onde criancas podem aceder a conteudos de cariz pessoal e/ou confidencial. Todos cometemos erros e estamos sempre a aprender.
    Com os meus cumprimentos
    Joao Andre Costa

    ResponderEliminar
  3. Foi por isso que quando o Mourinho aí chegou isso ficou em alvoroço! XD Não estão habituados! Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Sou professora de informática e tenho muita vontade de ingressar no ensino em Inglaterra. Para além das dúvidas que tenho sobre o primeiro passo a tomar, tenho uma dúvida que até agora ninguém me soube esclarecer: não sou profissionalizada (tenho habilitação própria para a docência) e por isso não sei se sou considerada professora na Inglaterra e o que fazer em primeiro lugar... será que me pode ajudar? Obrigada desde já e gostei muito do seu blog!!

    ResponderEliminar