A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

É possível ensinar Filosofia em Inglaterra?

A disciplina de Filosofia existe ao nível do Ensino Secundário Inglês e pode fazer parte do currículo de uma escola.
No entanto, não é obrigatória.
De facto, as vagas como professor de Filosofia não abundam, sendo que após várias buscas, o que mais "próximo" existe é o emprego como professor de Sociologia.
Sociologia, essa sim, acaba por ser mais comum ao nível das Escolas Secundárias. Bem como Religião e Moral (RE - Religious Education).
No entanto, nenhuma destas disciplinas é Filosofia nem pretende sê-lo, cabendo ao Licenciado em Filosofia ter a flexibilidade que se requer para se ser professor no Reino Unido.



2 comentários:

  1. Olá sou a Joana Martins, filha da Julia Martins (professora e colega da sua mae), sou enfermeira em Londres... tenho uma Hitoria um tanto surreal! Se precisar de um testemunho, be my guest!
    Melhores cumprimentos
    Joana Martins

    ResponderEliminar