A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A progressão dos alunos é contínua? Como assim?

No sistema educativo Inglês nenhum aluno é retido de um ano para o outro. Ao invés disso, espera-se que todos os alunos progridam ao longo do seu percurso escolar.
Este é o verdadeiro desafio do professor: desenvolver sistemas de apoio que lhe permitam atingir este objectivo universal, o qual inclui desde os alunos do ensino regular aos alunos com ncessidades educativas especiais.

2 comentários:

  1. Nesse caso calculo que existam recursos humanos em número suficiente para acompanhar casos de insucesso. O que acontece aos alunos sem aproveitamento quando o motivo é o próprio desinteresse dos mesmos? E quando os Encarregados de Educação se mostram impotentes ou indiferentes? Ou será que este cenário não se põe em terras de Sua Majestade?

    ResponderEliminar
  2. faço minha a pergunta do Dante.
    Gostava mesmo de saber a resposta.

    ResponderEliminar