A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

É preciso experiência prévia no Reino Unido para poder leccionar?


Sim. Neste momento já há agências de emprego para professores a exigir que os candidatos tenham experiência prévia de ensino no Reino Unido. De facto, para se poder ter uma oportunidade no sistema de ensino Inglês, já é pedido aos candidatos que trabalhem numa escola em regime de voluntariado por um período de 4 a 6 meses. Isto é um reflexo do aumento da procura de emprego no Reino Unido e do aumento do nível de exigência no ensino. No entanto, existem mais de 100 agências de emprego para professores em Londres, e os critérios de admissão não são todos iguais.  Isto implica um maior esforço financeiro para quem neste momento pensa em emigrar para o Reino Unido e um factor importante a considerar.

4 comentários:

  1. Presto aqui uma informação que poderá ser relevante para quem se quer candidatar ao ensino inglês. Fui a algumas agências de recrutamento em Londres e quase todas me aconselharam a propor-me como voluntária numa escola durante 4 a 6 meses,como forma de ganhar experiência no sistema de ensino inglês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ja agora sera possivel ter outro trabalho enquanto se faz este voluntariado? Quanto tempo por semana nos pedem normalmente durante o voluntariado?

      Eliminar
  2. E ser professor assistente nao conta como forma de ganharmos experiencia no sistema de ensino ingles? Como fazer para sermos professores assistentes em Inglaterra?

    ResponderEliminar
  3. A minha filha acabou o mestrado em Educação Física na FMH e gostava de ir dar aulas a crianças com necessidades especiais desporto adaptado.
    Gostaria de saber quais as habilitações necessárias tem a licenciatura em ciências do desporto e mestrado em educação física com o estágio profissional/pedagógico de 1 ano.
    Tem experiência em Natação adaptada (desporto escolar) e basquetebol, voleibol, tiro com arco, aeróbica e golfe adaptado a cadeira de rodas. Quais os colégios que podem ser potenciais empregadores e se conhecem algum em Leicester pois ela tem uma amiga a viver lá e seria uma referência.
    Postei na página do facebook a pedir ajuda e informações.
    Se conseguires dizer -me algo ficaria grata :)
    Muito obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar