A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A organização do dia escolar - Debrief


Nalgumas escolas há um Debrief, o qual é uma reunião de todo o pessoal docente e não docente ao fim do dia. Neste, faz-se uma súmula do dia e dos seus principais acontecimentos. Discutem-se problemas e sugerem-se soluções e prepara-se o dia seguinte. O Debrief pode demorar entre 15 minutos a 30 minutos, dependendo da escola.

2 comentários:

  1. Olá, antes de mais queria felicitá-lo por esta iniciativa. Este blog é muito bom e util.
    Existem algumas questões que tenho e axo que poderiam ser exclarecidas por si.
    1. Os professores do 1º ciclo Portugueses que tipo de emprego poderão terem inglaterra?
    2. Ainda há vagas para os professores do 1º ciclo?
    3.Ensinar Português em Londres a título individual conta como tempo de serviço?
    4. É possível viver em londres ensinando português?
    5. Tinha dito anteriormente que um professor de 1º Ciclo em início de carreira vai dar aulas de substituição.E se tiver trabalho todos os dias, ganha à volta de 120 libras por dia.ESte valor já é com os devidos descontos?

    Aguardo atentamente a resposta
    Ana POrtugal

    ResponderEliminar
  2. Os professores do 1º ciclo Portugueses que tipo de emprego poderão ter em inglaterra?
    Ainda há vagas para os professores do 1º ciclo?

    Tanto para professores de 1º Ciclo como para professores do Ensino Secundário, o princípio é o mesmo:
    começar por fazer uma busca em

    www.eteach.com por Primary Teachers para se ter uma ideia primordial sobre quais as reais necessidades de trabalho na área.

    Ensinar Poruguês a título individual em Londres não conta como tempo de serviço. Isto porque, como trabalhamos a título individual, somos, basicamente, trabalhadores por conta própria.
    Para mais esclarecimentos, aconselho o seguinte link

    http://dre.pt/pdf2sdip/2011/03/044000000/1057710577.pdf

    Se é possível viver em Londres ensinando Português?
    Não sei responder a essa pergunta, uma vez que tal depende do número de alunos que consigamos angariar e do número de horas que consigamos trabalhar em consequência.
    Mas nada como fazer uma busca no Google por "Teach Portuguese London" e analisar os resultados, para se ter uma ideia mais concreta das oportunidades de trabalho nesta área - no fundo, tudo é possível, dependendo das necessidades do mercado.

    O valor de 120 libras por dia não tem em conta os descontos efectuados. Eu dou um exemplo do cálculo de salário no meu blogue uns posts mais abaixo, onde diz "Taxes"

    ResponderEliminar