A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

terça-feira, 16 de março de 2010

Trabalhar numa escola - o que acontece durante o dia? Qual o horário?


Há muitas escolas e muitos horários, mas de um modo geral o dia escolar está organizado da seguinte maneira:

8:30 - 8:40 - Staff Briefing in the staffroom - O Head teacher dirige-se ao corpo docente e enumera os principais acontecimentos do dia.
8:40 - Registration - Os alunos dirigem-se para as suas salas-de-aula, onde a chamada é feita pelo Form Tutor (Director de Turma)
8:50 - Assembly - Os alunos dirigem-se para o átrio principal, no qual o Head tacher se dirige à comunidade educativa no começo de mais um dia
9:00- 9:50- Primeira aula
9:50 - 10:40 - Segunda aula
10:40 - 10:50 - Intervalo - Os professores encarregam-se da vigilância das zonas de recreio.
10:50 - 11:45 - Terceira aula
11:45 - 12:35 - Quarta aula
12:35 - 13:25 - Hora de almoço - Os professores encarregam-se da vigilância do refeitório e zonas de recreio.
13:25 - 14:15 - Quinta aula
14:15 - 15:05 - Sexta e última aula. Os alunos vão para casa ou ficam na escola em actividades extra-curriculares

17:00 - Hora de saída dos professores
18:00 - A escola fecha. No Reino Unido ninguém pode ficar na escola depois das seis da tarde. Se passarem aqui um Inverno perceberão porquê.


Sem comentários:

Enviar um comentário