A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A REGRA DE OURO! NUNCA EXPULSAR UM ALUNO

Nunca, mas mesmo nunca, em situação de aula, expulsem um aluno.
Porquê? Porque estamos a trabalhar no contexto de uma escola inclusiva. Se a escola vos contrata para aquele dia, contrata com o intuito de colocar sob a vossa responsabilidade toda uma série de turmas de alunos com o simples objectivo de garantir que, na ausência do seu professor, os mesmos se mantêm dentro da sala ao invés de desatarem a correr pelo corredor fora.
Saibam ocupar os alunos, saibam preencher o espaço que se criou naquele dia. Porque, para já, vocês são profissionais da substituição, saibam, portanto, fazer juz ao vosso título.

Sem comentários:

Enviar um comentário