A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A atitude profissional - O Sorriso

A atitude profissional - O sorriso!
Quando uma pessoa nos sorri, incondicionalmente sorrimos. Saibam portanto dar atenção ao primeiro contacto: sorriam para o professor, sorriam para os alunos, saibam atrair e cativar, saibam sorrir, saibam alegrar, saibam usar esse vosso belo sorriso que tanto gostamos de ver e saiam vencer mais um dia a trabalhar!
Sejam positivos, sejam felizes, sejam profissionais, porque ser profissional implica uma certa luz, um certo sorrir.
De que outro modo vos poderei explicar este estranho conceito? Não se trata de poesia, trata-se de relações interpessoais, com crianças e com adultos. Porque não se trata de vos apetecer sorrir, mas sim de saber sorrir, e aqui estou a falar de dois conceitos completamente diferentes. O saber sorrir é saber como os outros respondem, mesmo se não queiram, e aqui já estão a marcar pontos a vosso favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário