A Missão

A todos os interessados que por aí caminham sem saberem nem muito bem porquê nem como, que passaram por uma licenciatura e anseiam por algo mais, sem saberem bem o quê, mas mais, mais do que esta vida que não nos basta e não nos chega, porque quisémos mais e queremos mais para lá dos recibos brancos ou verdes, dos "cole-centeres" (como diria o nosso amigo Mário Zambujal) e dos centros de explicações, onde não somos senão carne para canhão, e tantas vezes nem isso, apenas números para apagar da lista conforme o patrão se vira para a direita ou para a esquerda enquanto a noite dorme, apenas e somente números sem nome ou letras, numerais, algarismos, unidades, dezenas, milhares de desempregados, quarenta mil professores, a todos quantos estejam dispostos a uma partida feita de sete mares, este blogue é para vocês, um instrumento de trabalho que eu quero de igual modo como instrumento de esperança, de acesso gratuito porque amanhã não é longe demais, é já aqui e agora, assim queira a tua mão.

Fórum


Dar Aulas em Inglaterra


36 comentários:

  1. Parabéns João pela nova iniciativa :)

    Cumprimentos e até breve ;)
    Eduardo Serra

    ResponderEliminar
  2. gostaria de perguntar à Cláudia se para o QTS foi necessário enviar também o impresso preenchido da teaching agency? se me puder ajudar claro! obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,
    Eu enviei o impresso preenchido e assinado bem como a documentação pedida. No fim do impresso tem lá uma check list para verificar se não se esuquece de nada e menciona o formulário assinado e com data!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Cláudia, obrigado pela ajuda. mas diga-me, o que colocou no UK natinal insurance number? é que ainda não tenho contrato de trabalho.. (também sou educadora de infância.
      Obrigado!

      Eliminar
    2. Maria
      Não coloquei nada... Nas instruções só pedem para colocar se tiver, como não temos não colocamos!
      Quando está a pensar ir? Eu estou a pensar ir em Janeiro. A minha prioridade é ter trabalho porque não tenho muitas economias e tenhp receio de já não obter o QTS muito a tempo das substituições, mas pratico o inglês e habituo-me a tudo.
      Vá postando antes no fórum porque as nossas questões ficam visiveis a todos os utlizadores. Se entrarmos directamente para o fórum sem vir à página do blog não vemos o que aqui coloca.
      Cumps

      Eliminar
    3. Ola Claudia, sou a Sofia, sou Educadora de Infancia e so a viver no reino unido desde Agosto passado. Neste momento trabalho em casa como ama de crianças portuguesas, mas para mim não esta a valer a pena monetariamente, portanto vou tentar trabalhar numa instituição ca.
      Eu sou Educadora de Infancia a 13 anos, mas não tenho o meu tempo de serviço comigo, por acaso sabes a que entidade em Portugal posso pedir isso. Eu trabalhava para a segurança social...

      Outra questão, Com que idades posso trabalhar ca, uma vez que a primaria começa aos 5 anos.

      Para trabalhar no privado e preciso estar inscrita em agencias?

      Por acaso sabes se os salarios no privado são melhores que no publico...

      Tu estas ca a trabalhar como Educadora? Foi facil arranjar trabalho, o sistema ca e mt diferente do portugues? O curriculo, as rotinas a forma de trabalhar na sala. Eu vou levar uma menina a nursery e tem tantos adultos que eu não entendo nada...

      Outra coisa qd vim para ca trouxe o meu CRB mas sera melhor pedir um ca no reino unido uma vez que ja estou ca a meio ano...

      Tantas questões, duvidas e incertezas.

      Tenho receio que o meu nivel de ingles não seja suficiente, mas estou a tentar melhorar... Obrigada pela atenção e aguardo as suas respostas.

      Eliminar
  4. Ola, sou a Sonia, professora do primeiro ciclo com especializacao em NEE. Estou em Londres desde Junho e vivo numa casa partilhada com outras pessoas. Por um quarto pago 500 libras por mes. A alimentacao nao e cara e os transportes tambem nao sao muito caros (tendo em conta os valores que agora se praticam em Portugal). A maior questao e mesmo o aluguer, implica que tenhamos algumas poupancas para fazer face as primeiras semanas. Espero ter ajudado. Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, o meu nome é Joana, também sou professora do 1.º ciclo e tenho o Mestrado em Educação Especial. Como em Portugal não consigo colocação, também vou tentar ir para aí... Diz-me por favor como foste, se através de uma agência ou se concorreste diretamente às escolas. Estás a trabalhar na Educação Especial?

      Cumps

      Eliminar
  5. Olá chamo-me Andreia sou professora e gostaria de saber o que deve fazer para obter o QTS. O meu Inglês precisa de ser melhorado. Alguém me pode informar sobre os procedimentos que devo tomar?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrei, lê o início do blog, explica tudo acerca do procedimento para obter o QTS. Tens apenas de preencher o requerimento próprio, e enviar juntamente com uma tradução certificada do teu diploma e prova de nacionalidade. No início do Blog o João explica tudo :)

      Eliminar
    2. Olá Mafalda tudo bem? Será possível enviares para o meu email o contacto da advogada que tratou dos teus documentos.

      Obrigada :)

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Olá Andreia. Podes verificar os contactos dela aqui: http://transcritorio.blogs.sapo.pt/448.html
    Ela especializa-se em tratar de todos os documentos para enfermeiros, mas também faz isto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda obrigado mais uma vez :)

      Só mais uma pergunta,o teu certificado menciona as disciplinas que frequentas-te durante o teu curso?
      O meu só menciona a minha identificação, a portaria que me confere o grau de licenciatura, o tempo de duração do curso assim como a classificação académica. será que é necessário as disciplinas?

      Obrigada :)

      Eliminar
    2. Andreia, o meu diploma tinha todas as disciplinas que frequentei, mas ainda assim enviei também o suplemento do diploma para que a tradutora certificasse. A ESE do Porto (e penso que qualquer escola do IPP), entrega um suplemento de diploma em português e outro em inglês, então só precisei enviar uma cópia do inglês para certificar e a advogada apenas me cobrou por traduzir o diploma (que realmente eu só tinha em português). Pode ser importante ter a informação das disciplinas caso a tua licenciatura não especifique claramente para que idades estás habilitada a lecionar...se calhar era melhor andares traduzir e certificar o diploma e o suplemento do diploma.

      Eliminar
    3. Olá Mafalda tudo bem?
      Já tenho os documentos necessários, mas será que devo enviar os documentos traduzidos certificados pela advogada ou será suficiente apenas cópias simples?
      As cópias têm de ser certificadas?

      Obrigada :)

      Eliminar
  7. Boa noite, alguém me pode dizer que documento é utilizado para prova de nacionalidade? o cartão de cidadão ou o registo criminal?
    O que é o CRB?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Joana - o documento a apresentar sera o passaporte. o cartao de cidadao nem sempre e reconhecido em territorio Ingles.
      O CRB e o registo criminal ingles. onde quer que se trabalhe e preciso apresentar uma copia do nosso registo criminal. este e solicitado pela entidade empregadora, por norma.
      cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá João, muito obrigado pela resposta. Já enviei os documentos, agora é só aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Bom dia! Eu não sou professor mas sim marido duma professora de português/inglês. Gostei deste blogue, bem como, a esperança e boa disposição com que conseguem aguentar certas injustiças neste país, do qual me envergonho também por ser funcionário público, português e acima de tudo marido duma professora, que todos os anos desde que a conheço passa por uma angústia e competição que não se quer para o pior inimigo.
    Estou seriamente a pensar pôr-me andar deste país e mesmo por isso pergunto-vos o que é preciso para ir para Inglaterra ou outro país QUALQUER.
    Se souberem de alguma coisa informem-me. Muito obrigado. Mário Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Mario. primeiro que tudo e preciso saber que somos precisos de acordo com a nossa area de trabalho. pode consultar o jobcentre plus na internet, o qual e o portal de busca de emprego do governo ingles. fora disso, ha o EURES, portal europeu de emprego. esse e o primeiro passo. no entanto, emigrar e sempre a ultima das solucoes e, nem por sombras, a chave para os problemas que tantos atravessam. na verdade, coloca-nos numa situacao ainda mais delicada, por isso aconselho-o a planear atempadamente antes de tomar qualquer decisao. cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá a todos!
    Tenho visto aqui várias questões sobre o tempo de demora do QTS. Fiz o pedido do meu em Junho e só no final de Dezembro é que recebi. Demorou 6 meses. Tenho conhecimento de outros casos em que o tempo de demora foi o mesmo.
    Estou em Londres desde Outubro. Neste momento trabalho como learning support. Se algum dos colegas que está para vir, precisar de alguma informação ou ajuda, pode contactar-me. Boa Sorte a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Joana:
      Podes candidatar-te a funções de nanny, teaching assistant e learning support assistant. Existem vários sites onde te podes candidatar. O recrutamento é feito por agências. Não é possivel sair de Portugal com vaga porque se disseres que estás em Portugal as agências não continuam o processo de recrutamento. Para o CRB, necessitas de prova de morada inglesa e national insurance number, por isso tens mesmo de estar cá.
      A minha experiência diz que é em Londres que as oportunidades surgem. Envia-me um mail para catialopes89@hotmail.com que posso dar-te mais informações e sites onde te podes candidatar.

      Eliminar
    3. ola Catia:
      Ainda não sou licenciada em Educação Básica, falta me apenas uma disciplina que vou concluir este ano. a minha duvida é que aqui em Portugal para dar aulas tenho de tirar o mestrado. Gostaria de saber se para dar aulas em Inglaterra também é necessário o mestrado, ou vasta a licenciatura?
      obrigada*


      Eliminar
  10. Sou professora de ingles em escola de idiomas ha 4anos no Brasil. Queria oportunidade para dar aulas de portugues em Londres. Alguem me indicaria por onde come¢ar a procurar, por favor.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Izabela, tera de primeiro procurar em www.eteach.com por vagas na sua area. tendo vagas, precisara de equivalencia de habilitacoes - QTS - sendo de fora da uniao europeia aconselho que veja esta apgina mais o respectivo impresso, para comecar: http://www.education.gov.uk/aboutdfe/advice/f0011031/overseas-trained-teachers

      Eliminar
  11. Olá a todos!
    Concorri pelo programa Comenius, para dar aulas em Inglaterra. Fiquei a saber esta semana que a minha candidatura foi aprovada. Alguém tem experiência ou conhece alguém que tenha, sobre este programa? Concorri um pouco à aventura e agora estou ansiosa por saber alguma coisa mais concreta. Em termos de despesas mensais alguém me pode dizer o que fica mais caro?
    Agradeço a todos a atenção.
    Filipa Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Filipa, pode fazer copy and paste deste pedido para o Forum propriamente dito? Aqui em baixo vai ser dificil a outros verem o seu pedido. Crie um Novo Topico, por favor. cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá boa noite! Sou professora do 1 ciclo. Desde 2011 que estou desempregada. Posso lecionar em Inglaterra, sendo do 1 ciclo? Se sim, como faço para prosseguir com a candidatura? Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Leonor, o processo e igual. tera de obter o QTS. Uma vez com o mesmo podera leccionar em Inglaterra. Certifique-se que ha emprego na sua area antes de tomar qualquer decisao. Va a www.daraulaseminglaterra.blogspot.com para mais informacoes.

      Eliminar
  13. Ola João, sou educadora de infancia com licenciatura pre bolonha e tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer se possivel...
    Qual a equivalencia das minhas qualificações com as do reino unido, no reino unido terei um bacharelato? Sera que posso trabalhar como educadora com as minhas qualificações, uma vez que os professores tem de ter mestrado para leccionar. Sera que para educadora tb e necessario o mestrado?
    Como a primaria no reino unido começa as 5 anos eu como educadora so poderei trabalhar com crianças ate aos 5 anos?

    Agradecia se me pudesse ajudar ja postei duas vezes este assunto e ainda ninguem me respondeu. Muito obrigada e parabens por esta iniciativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Sofia, obrigada pelo seu contacto.
      Para obter equivalencias tera de contactar o UK NARIC. Va a www.daraulaseminglaterrablogspot.com para obter mais informacoes. O UK NARIC dira se as suas habiltacoes sao ou nao suficientes para poder trabalhar no Reino Unido.
      Como educadora podera trabalhar com criancas ate aos 4 anos. A partir dos 5 anos as criancas vao para a Primaria.

      Eliminar
  14. Olá boa tarde a todos, sou professor de educação musical com profissionalização e muita experiencia na área da música. Como posso obter o QTS? Obrigado. Miguel Xavier

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, obrigada pelo contacto - por favor vejam o blog www.daraulaseminglaterra.blogspot.com pois toda a informacao esta la. cumprimentos Joao Andre Costa

      Eliminar
  15. João se quiseres apaga o meu post, para não estar a interferir, mas quero dar-te os meus parabéns por toda a disponibilidade que vejo em ti. Vou continuar a recolher informação.

    ResponderEliminar